Galeria Mov’Art – espaço expositivo de âmbito artístico apresenta neste mês de Junho a Exposição de Muamby Wassaky intitulada « ARTEOLOGIA »

Temos também, para você que gosta de usar a sua imaginação e estimular também a sua forma criativa de pensar,

A Galeria Mov’Art – espaço expositivo de âmbito artístico apresenta neste mês de Junho a Exposição de Muamby Wassaky intitulada « ARTEOLOGIA »

Muamby Wassaky é um artista angolano multidisciplinar que vive e trabalha em Luanda. Formado em Agronomia em Cuba, iniciou-se na moda em 1996, mas logo começou a desenvolver obras conceptuais e de design que o catapultaram para a área artística. Foi membro e fundador do colectivo de artistas “Os Nacionalistas” e membro da Associação Elinga Teatro. Wassaky também participou em várias exposições como artista plástico explorando linguagens como a pintura, instalação, escultura e fotografia.

ARTEOLOGIA
Apesar de seus significados hoje estarem longe um do outro, na época clássica a tecnologia e as artes se originaram em uma fonte comum. Hoje tecnologia significa ciência que desenvolve produção de tipo técnico ou de engenharia. Logo, precisava-se de uma nova palavra para descrever a ciência que auxilia na produção de artefatos artísticos, não-técnicos e semi-técnicos, no entanto, denominada “Arteologia”.

A Exposição

 

Segundo o artista, “Arteologia” é um manifesto  natural em forma de escultura de arte que carrega caracteres expressivos da vida humana e desumana. A arte, a geologia e a vida são os recursos que determinaram o rumo seguido na mostra que o artista plástico, Muamby Wassaky apresenta em exposição no corrente mês na Galeria Mov’Art, na marginal de Luanda.

Nas 20 esculturas, o artista encontra as pedras calcárias em Angola nos lugares mais improváveis da natureza, que de forma natural já manifestam características expressivas de vida. Ele trabalha nelas para contar uma história de vida humana e desumana reconhecendo a divindade na linguagem que se exprime em cada traço, cada forma nas 20 esculturas que compõe esta série que agora apresenta. Na sua “Arteologia”, Wassaky representa um cruzamento entre a natureza e arte e assume-se como guardião da pureza destas obras e vê-se motivado a conservar a mensagem integral que cada uma contém.
Para o artista esta descoberta em pedras calcárias testifica não somente a vida, mas também transcreve em acto intencional e intelectual de se manifestar.

  

As esculturas de “Arteologia” levantam ainda questões relacionadas com a antropologia, uma ciência que envolve vários laboratórios de análise teológica, tecnológica, sociológica, mitológica, geológica, arqueológica … “ Arteologia” é, incontestavelmente, um laboratório que se encarrega do estudo de fenómenos e feitos naturais com certa forma sugestiva e artística.
Visite a exposição neste mês de Junho na Galeria Mov’Art que esta localizada nas lojas de madeira, na Baia de Luanda, Avenida 4 de Fevereiro (em baixo da Fortaleza de São Miguel, ao lado do Second Cup)

http://www.movart.co.ao/pt/home/ 

 

 

 

administrator

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *